ESTIAGEM – LEOBERTO LEAL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O Prefeito Vitor Norberto Alves, assinou na data de hoje o Decreto n.º 005/2022 que declara situação de emergência em todo o território do município de Leoberto Leal, afetado por estiagem.

O decreto foi editado com base na Declaração Meteorológica do setor de Meteorologia-Epagri/Ciram que indica porcentagem de precipitação pluviométrica nos últimos meses bem abaixo da média mensal histórica e na recomendação do Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, conforme Parecer apresentado referente aos prejuízos causados à agricultura, à pecuária e à população do Município.

A insuficiência de chuvas  resultou em prejuízos significativos a economia municipal de forma geral, principalmente em decorrência da diminuição nas atividades do meio rural e pecuário, perdendo totalmente ou diminuindo consideravelmente as produções agrícolas e a safra do período, em especial a safra de tabaco (fumo), feijão, milho, beterraba, batata salsa e cebola, prejudicando ainda a alimentação do gado leiteiro e de corte e o fornecimento de água potável para o consumo humano e animal.