Agricultura

        Os dados demonstrados são frutos de uma pesquisa realizada anualmente em todos os municípios do país com o objetivo de obter informações estatísticas sobre a atividade agrícola relativa a 29 produtos de culturas temporárias e 33 de culturas permanentes.

        Para todo os produtos agrícolas levantados pelo Ibge, são demonstradas as seguintes variáveis: área plantada, área colhida, quantidade produzida e valor de produção. A obtenção dessas informações é realizada mediante o preenchimento, pelo agente de coleta do Ibge, de um questionário para cada município. O Ibge explica que, de modo geral, as estimativas realizadas pelos agentes resultam de contatos e reuniões com técnicos de órgãos de pesquisa, extensão, comercialização, crédito etc., que atuam no setor agrícola do município, cooperativas, grandes produtores e, ainda, do próprio conhecimento que têm a região.

       Estes dados são coletados entre os meses de janeiro à março do ano de referência. O Portal Municipal divulga estes dados em nível Brasil, Macrorregião, Estados Associações Municipais da CNM e Municípios, disponibilizando-os de 1990 à 2002 – Referenciando a Pesquisa Pecuária Municipal do Ibge.

Fonte: IBGE – Produção Agrícola Municipal